20 de novembro de 2012

CAA em Tablets e Dispositivos Móveis

Estamos em pleno boom de aplicativos dos mais variados tipos especialmente desenvolvidos para o uso em dispositivos móveis como celulares e tablets.

No que se refere à Comunicação Alternativa também não é diferente. Em nenhum outro momento da história da CAA tantos recursos foram desenvolvidos em tão pouco tempo.

Isto tem gerado grandes expectativas por parte de usuários, familiares  e profissionais e também muitas dúvidas. Qual será o aplicativo mais apropriado para determinado sujeito? Quais as características de cada aplicativo? Como se dá o processo de avaliação e implementação? E se não der certo? Quais são as outras alternativas disponíveis?

Apesar de estes recursos e aplicativos estarem ao alcance das mãos e do bolso e tornarem as pessoas com deficiência  usuários de uma tecnologia "igual" e flexível, não podemos nos esquecer que o processo de avaliação deve levar em consideração diversos fatores que determinarão a eficiência do uso do recurso ou que poderão nortear a busca por outras alternativas nos casos de desuso ou abandono.

Há algumas semanas participei de um webinário com a fonoaudióloga australiana  Jane Farrall, que é referência na área de CAA e Apps (abreviação de aplicativos) para tablets, principalmente os para o sistema iOS - Ipad...(apesar de eu ser  mais inclinada ao sistema operacional Android que é o que eu tenho e é mais mainstream, ou ainda será...). Jane Farrall  mantém uma lista de mais de 200 aplicativos disponíveis para CAA desenvolvidos nos últimos 2 anos e que não pára de crescer. A lista de Apps para Ipads e Iphones encontra-se no site da Spectronics e oferece informações sobre os aplicativos como o preço, o sistema simbólico que utiliza, se as páginas são pré-programadas ou podem ser personalizadas,  se a saída de voz é de voz gravada ou sintetizada e se disponibiliza as vozes, as opções de acesso e uma avaliação geral do aplicativo. Estes fatores são fundamentais para se conhecer, comprar ou baixar os aplicativos e devem estar BEM CLARAS nos sites dos aplicativos.

Já existem algumas iniciativas de aplicativos brasileiros mas estes ainda precisam de mais aprimoramento e qualidade e principalmente de informações completas e claras sobre as características gerais dos aplicativos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário